Busca de Produtos



PRODUTOS
Análises de Ressonâncias em um tubo
Cód. F04
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios e Análises de Ressonâncias em um tubo. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto

INTRODUÇÃO
 
Para examinar as ressonâncias em um tubo, provida das ondas sonoras, uma pequena quantidade de minúsculas bolas de isopor são depositadas, inicialmente e uniformemente, no tubo horizontal transparente. Depois, poderão ser observados os padrões da onda, relacionados com a freqüência específica, emitida a partir do alto-falante e do gerador de funções de freqüências. Somente a ressonância dentro do tubo meio-aberto e meio-fechado é explorada, conforme a onda sonora incidente for liberada do alto-falante ocasionando interferências pela onda que propaga-se e é refletida na extremidade do tubo. À medida que ambas as ondas idênticas, mas opostas colidem, a ressonância da onda estacionária, através da superposição, será desenvolvida se a freqüência apropriada estiver bem definida pelo gerador de função. Assim, o perfil gráfico resultante pode ser facilmente visualizado pelo grupo separado de bolas de isopor distribuídas no interior do tubo. Isso também levará o usuário a compreender a característica da onda estacionária, como o comprimento de onda acessado, amplitude flutuante e correspondente à freqüência de ressonância individual.
 
 
OBJETIVOS
  1. Como a ressonância ocorre em tubos abertos ou fechados, os nódicos e antinódios experimentais das ondas estacionárias podem ser determinados a partir da experiência, bem como da teoria.
  2. Visualização a partir do padrão ondulado, a amplitude e o perfil da onda sonora existente no canal serão caracterizados.
  3. Medição do comprimento e velocidade de deslocamento da onda sonora poderam ser calculados.
  4. Com o acúmulo de isopor, a partir  da experiência, a discrepância das formações de ressonância para tubos abertos e fechados serão investigados.
EXPERIMENTO
 
Experimento --- Onda estacionária em tubo fechado
 
Esta experiência é projetada para investigar as ondas estacionárias em tubos fechados. Quando a onda sonora liberada é interferida com a onda refletida na extremidade do tubo fechado, as ondas estacionárias podem ocorrer devido à superposição de ondas idênticas com sinal oposto. Por meio do envelope de bolas de isopor, o usuário pode caracterizar sua formação e característica: